O JEJUM DE 17 DO MÊS DE TAMUZ


Na ultima terca feira tivemos  o jejum de dezessete de Tamuz , um dos quatro jejuns "pequenos" (os grandes sao o Yom kipur e o Tisha beAv).
Os jejuns no judaismo tem suas raizes no tempo dos profetas, exceto o Yom Kipur que ja e ordenado na Torah (Pentateuco).

Os sabios que decretaram estes dias como jejuns  o fizeram por ter acontecido nestes dias  desgracas para o povo judeu. O jejum e relacionado ao acerto de contas que o homem deve fazer para explicar as desgracas, voltando-se para       D-eus e seguindo seus caminhos.

VEJA O QUE OCORREU NO 17 DE TAMUZ  

A mais antiga foi sem duvida  a quebra das Tabuas da Lei por Moises, quando descendo do Monte Sinai  apos 40 dias e quarenta noites estudando a Lei Divina, encontrou parte do povo de Israel adorando o bezerro de ouro.

Moisés e as Tabuas da Lei

A mais importante, sendo a razao ultimativa do jejum , foi a queda das muralha de Jerusalem que culminou com a destruicao do Templo.
Segundo a tradicao judia, tanto o primeiro como o segundo Templo foram destruidos no dia nove do mes de Av.
O primeiro Templo foi destruido pelos babilonios no ano 586 A.e.C, e o segundo foi destruido pelos romanos no ano 70 D.e.C.

Jerusalem destruida 


Os dias entre o Jejum de dezessete de Tamuz ( queda das muralhas) e nove de Av ( dia da destrucao do Templo se chamam " Bein hametzarim" que significa  entre os cercos. De inicio o cerco em redor das muralhas da cidade e na continuacao o cerco em torno do Templo.

Sao tres semanas de luto nacional que vai se aprofundando a medida que nos aproximamos do nove de Av.
Nos nove dias de Av ja se evitam  o corte do cabelo , e o consumo de carne e vinho , as festas e todo tipo de atividade que causa alegria, em especial  musica e dancas. 
Segundo a tradicao judia "quando comeca o mes de Av diminui-se a alegria".

Nas sinagogas se leem na leitura dos profetas trechos do livros de Jeremias e de Isaias relacionados a destruicao do Templo de Jerusalem e o exilio dos judeus da terra de Israel.

Segundo nossos sabios quando o Templo de Jerusalem for reconstruído estes dias  se tornarao dias festivos  e " Todos os que se enlutam por Jerusalem em sua destruicao esta prometido que festejarao com jubilo sua reconstrucao.

Tzion bemishpat tipade veshavea betzdaka

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